quarta-feira, 11 de maio de 2016

Você vê o que eu vejo?

Bom dia, tarde ou noite. Como vão vocês? Tava pensando em tirar essa mini introdução de perguntar sempre como vocês estão. Não serve pra nada. Ou serve? Pelo sim ou pelo não, deixo essa pergunta no ar. 

                                                             


Hoje te faço a seguinte pergunta: Você se vê, como todo mundo te vê? Xii... Pergunta complicada, né não? Vou ser mais claro. Você, pessoa acima do peso(ou qualquer tipo de pessoa). Consegue ver o que todo mundo vê.. ou não, consegue ver no espelho uma coisa totalmente diferente do que você é. Não consegue se enxergar gordo, feio ou qualquer coisa nesse sentido. Tá complicado ainda de se entender, né? Vou dar um exemplo diferente e ao mesmo tempo igual. 

Muitas pessoas com anorexia. Aliás, muitas delas magras, se veem no espelho como gordas. Quando na verdade, elas estão quase no osso de tanta magreza. Entendeu mais ou menos?

Eu, quando pesava acima dos meus 128 quilos, na época que eu era enorme de tão gordo. Não me enxergava obeso mórbido e não via minha real situação. Vocês têm noção disso? No espelho eu me via normal. Depois que eu me vi em um vídeo, a minha real condição que acordei pra vida e perguntei pra todo mundo a minha volta: "Aquilo sou eu?" Sim, era eu. Aquilo foi um choque tão grande. "Caramba!"

O meu caso é diferente da anorexia. O meu caso eu tinha um certo medo de se olhar no espelho e não tinha noção. Como em fotos! Eu não tinha a noção da minha ridicularidade, entende? Veja só. Eu não me via com a cara deformada, com cara de lua cheia. Clique Aqui e veja minha cara de lua. Para mim, minha cara estava normal. Engraçado, hoje em dia todo mundo vira pra mim e diz sobre essa foto: "Na época pensei que ia explodir, olha sua cara como era". Realmente, todo mundo nota, menos você! Aliás, tenho uma história pra contar sobre e prometo que vai ser rápido, juro!

Eu ainda estava na escola, não lembro o ano escolar. Imagino que estava no primeiro ano ou segundo. Mas isso pouco importa agora, não é? Enfim, fui ao banco pagar algumas contas. Banco do Brasil, que fica ali na Goiás! Na época que não tinha cadeiras para sentarmos, ficávamos em pé e a fila era uma bagunça. Tipo, a fila parecia cobra contorcida. O último da fila ficava ao seu lado, entende? Então, numa dessas,  uma professora que tinha dado aula pra mim no ano anterior saiu do último lugar da fila pra falar: "Bruno, você não tem vontade de fazer um regime, não? Pois você tá muito gordo e isso tá me dando aflição" Pois é...

Sabe aquela hora que você fica sem reação? "Essa mulher sai do lugar dela e vem falar isso comigo". Mas é aquela coisa. O que você vê não é o que todo mundo tá vendo. Você se acostuma com o seu "eu". Fica acomodado e não se vê transformando numa "coisa" que não queria se tornar. Voltando a mulher: Eu xinguei ela e não foi pouco. Aliás, uma coisa quando você é gordo(falo por mim, não sei todo mundo acima peso é assim) você tem raiva de tudo e vai ser ignorante em certas ocasiões. Falei com ela: "Cuida da sua vida, minha casa tem espelho." falei ali. Sim, gente querendo me ajudar e eu chutando a oportunidade. Nesses casos você não vê ajuda. Você vê nesses casos muitas coisas. Todos são sabotadores! Na verdade, a única coisa que essas pessoas não são: Sabotadoras. O único  sabotador é você!

Nessa minha fase de emagrecimento, eu ando conversando com muitas pessoas acima do peso e algumas delas já foram magras e todas elas sempre dizem: "Brunão, eu era bonita, comecei a comer e não vi me tornando isso, o que eu sou hoje. Hoje tem essa massa toda no meu corpo. Queria encontrar aquela pessoa magra que já fui..." já ouvi tanta história parecida e chega ser emocionante. Aliás, todos dizem sempre a mesma coisa. "Evito de olhar no espelho" ou "Não consigo enxergar uma pessoa ali" ou refletindo mais. "Eu vejo uma pessoa normal, sem gordura. Mas a realidade é totalmente outra". É triste o que muitos passam ou estão passando. Uma hora quero falar mais a fundo sobre o preconceito mais a fundo...

No meu processo de perca de peso. Agora com menos trinta e um a menos, todo mundo chega pra mim e diz: "Nossa, você tá fininho" "ohhh magrelo!" ou "você tá mais magro que eu". Tá, todo mundo  me fala isso. Gosto de escutar isso? Muito! Mas você no espelho que a verdade é outra. Não vejo uma pessoa magra. Tô longe disso! Claro, noto algumas mudanças aqui e ali. Minha barriga diminuiu e até a minha cara de lua cheia tá desinchada. Mas a realidade é outra e não posso escutar as pessoas. Se escutar? Voltaria pro limbo. E não quero voltar pra lá nunca mais. Aliás, a única coisa que eu tenho vontade de ir e deveria ter ido desde o começo é numa psicóloga. Saca? As vezes, é tão... Como eu digo? Difícil viver ou melhor, se aguentar nessa luta. Focado 24 horas, ligado no 220. Mas as vezes passa e é isso ae. Seria mais difícil se não tivesse alguém ao meu lado me ajudando no foco.

Pra terminar queria deixar uma música e comentar um pouco sobre ela. Vai ter muita feminista por aí que vai dizer: " Meu corpo, minhas regras. Todo mundo tem que aceitar ele como é." Certo, mas é a saúde? Ela aceita ou espera?

Enfim: Essa parte dessa música:

"É, minha mãe me disse "não se preocupe com seu peso"
Ela diz "meninos gostam de ter o que apertar à noite"
Você sabe que não vou ser uma vara pau, Barbie siliconada Então, se é isso que você prefere Saia daqui e parta para outra Pois você sabe, eu sou mais um corpo violão"

Sabe, mães dizem isso pra conforto. Mas essa música ensina as pessoas a serem do jeito que você é. Beleza, concordo! Mas até que ponto você vai conviver com a gordura e vai estar bem assim? Dúvido alguém chegar pra mim e dizer que é feliz como está. DÚVIDO!
Cada um com a sua vida. Deixo minha opinião. Não acreditem em tudo! É isso. Espero que tenham gostado. Haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário