quarta-feira, 18 de maio de 2016

3.1 Fisiologia (mudança imediata)

Dedos teclando novamente, mais um texto sendo escrito.

A sensação é massa, me sinto animado, as palavras vão surgindo na mente, e posso repassar cada uma delas aqui.

Esse Blog, me faz bem, escrever é muito loouco, alguém pode gostar de ler suas palavras, mesmo que a pessoa não comente, ou venha no pessoal te falar que achou legal, que ficou incomodada com seus erros gramaticais. Alguém vai ler.

Não deixe passar a oportunidade de comentar caso lhe tenha feito bem ler um texto. Pode ser uma forma de incentivo direto ou indireto para os que estão tentando passar alguma ideia. Mesmo que essa ideia seja hoje ilusória, incentive pessoas, incentive a viagem dos amigos, eles merecem tirar o pé do chão e sentir em seu corpo a vontade de fazer o que quiser, se sentir confiante na escolha, se a escolha for certa, será ótimo, se for errada. Será aprendizado.  Apoiar e incentivar faz parte do ciclo de amizade verdadeiro.






Vamos a Fisiologia agora.

Esse agir e se sentir bem, que escrevi no início. Acredito que posso entrar neste estado apenas lembrando e projetando essas imagens internamente, lembrando como estava meu corpo, como era minha emoção, posição, respiração...
Em alguma nova ação, ou outra igual que já tenha realizado antes, devo pensar que sei como fazer, e se eu não souber, tenho que agir como se soubesse, assim terei resultado satisfatório e/ou aprendizado em cada uma.

A fisiologia que vejo neste excelente livro é você agir como quando se sente com recursos, com mais poder, mais felicidade do que já sentiu antes. Agir como SE soubesse que vai ser bem sucedido. Como se estivesse totalmente energizado.

Você consegue se lembrar de um dia que se sentiu muito bem ? Lembre-­se agora, você deve ter um momento na mente assim, imagine como se sentiu, como estava sua respiração, seu rosto, como estava seu coração, acelerado talvez ? Estava feliz com um sorriso no rosto ?
Pare, pense. Feche seus olhos e se imagine no melhor lugar que esteve.
Veja como seu corpo reage quando se lembra.
Recorde do mar, é ótimo para sentir seu corpo ficando tranquilo, relaxado como ele estava nesse momento fisicamente.

Espero que tenha dado certo essa pequena experiência.

A fisiologia é o mais poderoso instrumento que temos para mudar um estado e produzir resultados dinâmicos instantaneamente.
"Se você quiser ser poderoso, finja que é poderoso".

Se você pensar, e agir como se tivesse poder, seu cérebro vai agir como se tivesse realmente poder, ele libera tudo pra você. Ele não sabe diferenciar muito bem o que é real do que não é, ele interpreta o que você passa, seja em pensamento ou seja mudando sua fisiologia.
Cuidado com o que você ta transmitindo para o cérebro, pois ele pode entender que essa seja a sua vontade, e assim será feito. Se ficar pensando que não consegue, ele fará que não consiga, se falar que está mal, ta na "bad", pode esperar que assim será. Estou cansado, com sono, não consigo ler, tudo bem, assim ele entende, você pede ele faz o trabalho dele, simples assim.

Uma coisa é certa, "não há ação poderosa sem fisiologia poderosa".
Então se policie, faça sua fisiologia e seus pensamentos ativarem o que tem de melhor, eu consigo, eu gosto de ler, adoro escrever, gosto de correr, sou animado, gosto de laranja, adoro acordar cedo, meu trabalho é ótimo, e assim seu cérebro entende como você se sente, e passará para o seu corpo as mensagens que precisa para se colocar neste estado.

Se você mudar sua postura, modo de respirar, sua tensão muscular, sua tonalidade, no mesmo instante você muda suas representações interiores.

Fisiologia e representações interiores estão totalmente ligadas. Se mudar uma, muda a outra.

-------------------------------------------------------------------

Escrevi outro texto, onde mostro como a crença é poderosa na questão da saúde. Hoje os estudos estão mostrando que, saúde e doença, vitalidade e depressão são muitas vezes decisões. São coisas que podemos fazer com nossa fisiologia. Não são sempre decisões conscientes, mas não deixam de ser decisões.
Lógico que ninguém vai ficar dizendo que prefere estar deprimida do que feliz.
Mas vamos ver como fica uma pessoa deprimida, você consegue identificar só de olhar, certo ? Elas estão por aí com olhos baixos, deixam os ombros caídos. A respiração é fraca e superficial. Fazem todas as coisas para deixarem seus corpos com uma fisiologia depressiva. Estão escolhendo ficar deprimidas ? Claro que sim.

Prefiro o lado positivo da coisa, bem melhor, e é pouco falado por ai.
Do mesmo modo que pode tornar sua fisiologia para uma depressão, você pode criar o resultado de estar em êxtase, e como diz no título desse texto a mudança é imediata ! Suas emoções dependem de você, da sua fisiologia.

O que são as emoções ?
São uma associação complexa, uma configuração complexa de estados fisiológicos. Se você mudar sua fisiologia, você muda em um instante seu estação emocional. Concorda ?
Quer tentar ? hehe

Faça o seguinte, se coloque de pé agora, faça isso pra ver se vai dar certo, levanta ai, coloca os ombros pra traz, fica em uma posição de poder, respira profundamente, olha pra cima e movimente seu corpo. Tem como ficar deprimido assim ? ( Comenta ai em baixo se deu certo, se sentiu que mudar a fisiologia muda sua emoção).

Uma coisa que está no livro também, é quando você não sabe o que fazer, ou acha que não sabe. Você deve parar e pensar, se eu soubesse como fazer como eu ficaria, como iria respirar, como estaria meu corpo nessa hora, meu rosto ficaria de qual maneira se tivesse a certeza de como fazer tal coisa, ou atividade?

Chegar na garota bonita da festinha por exemplo, faça seu corpo ficar como ficaria caso não fosse tímido, levanta a cabeça, se sinta confiante coloque seu rosto do jeito como deve ficar o rosto de alguém convicto que consegue, note a diferença do estado inicial para o estado de como vai ficar. Tente, não custa nada mesmo. (Próxima festinha faça isso).
Se precisa apresentar um trabalho, como agiria se não tivesse medo de apresentações. Observe alguém que faça isso e faça como ele faz, é possível também copiar a fisiologia de alguém, está no texto, estratégia, um pouco sobre isso.
Todo comportamento humano é resultado do estado em que estamos. Quando nos sentimos fortes e com recursos, tentamos coisas que nunca tentaríamos se nos sentíssemos amedrontados, fracos e cansados.

Uma forma funcional de fazer isso, é imaginar como seria se conseguisse tal objetivo, se você pensar como ficara feliz em alcançar, você muda sua fisiologia, e se sente com maior confiança.

Pra mim hoje vejo que é muito massa esse tema, por isso em especial esse texto. Fisiologia ! Ta conseguindo capitar a mensagem ? Espero que sim.


Mudar de uma vez, sem precisar ficar pensando demais. Por que não fazer isso? se é funcional. Faça com crianças, quando elas estiverem chorando, por causa de tombos e quedas, machucados, faça ela olhar para cima, vai ser quase de imediato o choro parando, e a dor passará. Serve para nós também, quando se pegar chorando ou deprimido, levanta a cabeça, coloca os ombros para traz, assim seu corpo entende que você esta bem, que esta em alerta, sua fisiologia passa para o cérebro a mensagem.

É poderosa essa relação de mente/corpo.

Existe uma tribo que pratica o vodu, chamam a pratica de "apontando o osso".
Eles jogam um encanto em alguém, esse alguém sabe com absoluta certeza, que apanhará alguma doença terrível, e talvez morra.

Relato de um Doutor.

" O homem que descobre que está sendo "ossado" por um inimigo é, em verdade uma visão lamentável. Ele fica horrorizado, com os olhos fixos no traiçoeiro ponteiro, e suas mãos se levantam como para afastar o meio letal que ele imagina que está entrando em seu corpo. Suas faces empalidecem e seus olhar tornam-­se vidrados, e a expressão de seu rosto torna-­se horrivelmente distorcida... Ele tenta gritar, mas, em geral o som morre em sua garganta, e tudo que se pode ver e a espuma em sua boca. O corpo começa a tremer e os músculos se contraem involuntariamente. Ele balança para traz e cai no chão e, pouco tempo depois, parece estar desmaiado; mas, logo depois, estremece como se tivesse em agonia mortal e, cobrindo seu rosto com as mãos, começa a gemer... Sua morte é só uma questão de pouco tempo".

Não sei se pra você é, pois para mim, esse é um tipo de relato que mais comprova a força da fisiologia e também da crença.
Não precisamos modelar este tipo de fisiologia, longe disso. Certo ?

Claro que isso acontece porque é uma tribo primitiva. Logico !

Ai que você se engana, hoje no mundo, em casos de mortes inesperadas, geralmente a pessoa se colocou em um estado de solidão, se sentiu fraca ou desamparada. Então o resultado é o mesmo que acontece com o tal ritual. É poderoso, eu disse.


Mas a intenção é mostrar a funcionalidade benéfica da alteração da fisiologia !

Aqui um link para você ler um lado positivo da mudança de Fisiologia: Clica aqui. 

Norman Cousin o cara do link ai de cima usou o riso para se curar de uma doença. Espero que você veja a historia dele.

Ele diz : "Aprendi a nunca subestimar a capacidade da mente e do corpo humano regenerar­-se. Mesmo quando as probabilidades forem as mais remotas. A força da vida talvez seja a menos compreendida das forças da terra".

Estão descobrindo hoje, o que já foi descoberto antigamente. Expressões faciais realmente mudam sensações.

Acorde sorrindo, mesmo que não tenha nada para lhe fazer sorrir.
Pode acordar com uma música que te faça sorrir, ou quem sabe uma música que te faça lembrar de alguém que te faça sorrir. Vai ver como seu dia todo vai mudar. Sorrir faz com que os mais 80 músculos da sua face passe a informação ao cérebro que você se sente bem, e assim ele continua durante o dia todo.

Uma coisa é certa, da vontade de escrever o livro todo aqui.
Mas gosto de incentivar a curiosidade, e a vontade de aprofundar no assunto é você quem deve ter, procure sobre o tema caso tenha gostado.

No livro que estou lendo; a Fisiologia é um tópico bastante importante da Estratégia, a terceira, das sete características fundamentais de caráter, que pessoas de sucesso cultivaram para dentro de si.

Agradeço hoje ao universo por proporcionar as emoções que não entendo, mas tento explicar as vezes. Se é uma emoção boa, que assim continue.
Mais textos estão por vim, precisarei de mais ajuda tanto dele quanto sua.
Obrigado.

Textos: 



7 comentários:

  1. Ficou show parabéns , com certeza o seu corpo e sua mente são aquilo que você é e está no momento, então seja sempre positivo e alegre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,bom mesmo,adorei e irei praticar 😁

    ResponderExcluir
  3. Mto enriquecedor suas palavras

    ResponderExcluir
  4. Mto enriquecedor suas palavras

    ResponderExcluir
  5. Ciro, seus textos me fazem sentir bem. Sério! Beleza, vamos ao assunto.
    Podemos nos sentir bem há todo momento. Feliz pelo menos na metade do dia. Basta, fazer o que gosta, conversar com quem te faz bem. Acho válido tirar um dia da semana pra encontrar aquele amigo pessoalmente, visita-lo ou encontrar aquela menina que você curte. Faz bem pra alma!

    Depressão é tenso. Nao acho que seja fácil espantar ela, saca? Lendo um o Cury e lendo você escrever isso me passa mais segurança de saber que ficar bem e não temer nada fica mais fácil. Aliás, a tecnica que você me ensinou aquele dia. "Olhe para cima e fale que está bem". Mano, realmente funciona e muito bem. Confesso, que quando estou na academia costumo fazer isso e me faz ter mais disposição quando eu não estava com vontade nenhuma de estar ali.

    Sobre dia felizes. Costumo dizer que algumas fotos que tiro(não todas) são para guardar os dias que eu fui feliz, rever elas depois. São praticamente memórias fotografadas, saca?

    Próxima festinha que tiver vou reparar algumas pessoas. Ando precisando observar(aliás, tô botando em prática na conversa, lábia por wpp e chat. Depois vem o real.)

    Enfim, ótimo texto como sempre, mano. Esse é meio complexo de se entender. Continue!

    ResponderExcluir
  6. TooooooP texto!!!

    As doenças, o estresse, o desanimo, as negatividades... não podem viver em um corpo que tem o estado emocional saudável.

    ResponderExcluir
  7. Impulsione sua energia. Estudos mostram que quando você está se sentindo ativo, está mais propício a se sentir bem consigo mesmo...
    Texto mega interessante que nos instiga a querer saber mais e mais sobre o assunto! Parabéns e por favor, continue escrevendo!

    ResponderExcluir