sexta-feira, 24 de junho de 2016

4. Clareza de Valores

Minha vida pode parecer muito com a sua que esta lendo o texto que comecei a escrever. 
Somos parecidos além do que você possa imaginar.
Eu confesso, reconheço que aprendi tudo com os seres humanos, aprendi a comer, a andar, a falar, falar sem saber como escrever, logo fui aprendendo as formas silábicas, separar palavras por conjuntos de letras, sei qual é a silaba tônica, os números, aprendi a sinalização e várias regras. Criei algumas particularidades, que só eu tenho, mas que muitos por ai fazem igual eu faço.
Mas esse texto não vem falar da infância em si, do começo da vida que praticamente todos temos em comum esses detalhes. 
Este texto é sobre uma das tantas coisas que somos influenciados a ter, a criar e compartilhar, e isso que venho escrever é: valor.
Qual valor você segue ? Quem te ensinou, quem você segue ? Quem você decidiu seguir, ou quem você buscou conhecer por influência de amigos, e colegas ?
Começo então agora a dedilhar palavras nesse pequeno teclado, com a ideia de fazer você entender, ou que desperte o valor que o valor realmente tem. ( usar palavras iguais assim é massa no texto kkk ) Não perde o foco, continuando..
Se gostar peço que estude sobre, e procure realmente entender seus valores, se eles são os melhores para você seguir hoje em dia, ou para sempre, é interessante eu posso dizer isso pra você.
Eu procuro sempre estar melhorando, por isso leio bastante, agora escrevo uma pequena parte do que tenho absorvido em cada capítulo, em cada característica que devo ter na mida vida, para ser adicionado ao grupo de pessoa de sucesso. E agora venho falar sobre o quarto princípio dentre os sete, “4. Clareza de Valores” como diz o título.
O Capítulo já começa com a frase em destaque : ” O desafio da Excelência”.
No final do texto deixo o nome do livro e do autor para você que não sabe ainda o nome dele. ( Tranquilo.)
Todos nós temos uma coisa para fazer, uma coisa que gostamos de fazer que levamos mais jeito, ou um dia imaginamos que seriamos capazes de executar com total habilidade.
Uma frase existente no livro que é de: Abraham Maslow.
“Um músico deve fazer música, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, se for para estar em paz consigo mesmo no fim”.
Compreendo que devemos focar no que amaremos ou amamos fazer hoje, se entregar aquilo com a certeza de que a felicidade lhe acompanhará, se faz o que gosta, nunca terá de trabalhar.
Surgiu uma nova palavra que eu não sabia, acontece direto quando se está criando o hábito de “ler sempre”. Muito bom quando acontece por sinal, é mais aprendizado agregado no seu cérebro. 
A palavra é congruência, espero que você já conheça essa palavra que tem o significa de : coincidente ou correspondente em características, em propriedades etc.; conforme, concordante, harmônico. 
Seria você ter valores que são concordantes com o que você quer fazer ou ser de fato.
Um exemplo para explicar melhor essa ideia de pensamento congruente.
  • Todo sistema complexo deve ser congruente, computador ou Ser Humano, cada ação deve apoiar a outra. 
    Se as peças de uma máquina tentarem ir em direções diferentes ao mesmo tempo, a máquina sairá de sincronia e pode acabar quebrando. 
    Vale para o Ser Humano. Podemos aprender comportamentos efetivos, mas se não apoiam as nossas mais profundas necessidades e desejos, se infrigem outras coisas importante para nos, então temos conflitos interiores. Então falta a congruência necessária para um sucesso em larga escala. 
    Se a pessoa quer uma coisa, mas vagamente quer uma outra ela não será totalmente feliz ou realizada.
Se conseguiu realizar uma meta que você impôs, mas, violou sua crença sobre o que é certo ou errado, então resulta confusão.
Você não vai entender quando conquistar, será o pensamento que já ouvimos por ai. Consegui fazer tudo, mas parece faltar alguma coisa para me completar totalmente. 
Ter metas é sempre bom, mas ficar satisfeito pelo resultado que conseguiu, pode depender de seguir seus valores.
Colocar a cabeça no travesseiro sabendo que fez tudo certo, conforme o seu valor aprendido, é satisfatório, como dizem nos livros e eu tenho acreditado.
A fim de realmente mudarmos, crescermos e prosperarmos, precisamos tornarmos muito conscientes das regras que temos para nós e para os outros, e de como realmente medimos ou julgamos, o sucesso ou o fracasso. Caso contrário podemos ter tudo e ainda nos sentimos nada. 
Esse é o poder do elemento chamado valor.
Pois bem, o que são valores ? Falamos sobre, ate concordamos com o que escrevi ai em cima, pode ser, mas o que são eles ?
São simplismente suas próprias crenças, pessoais e individuais, sobre o que é mais importante para você. 
Seus valores são seus sistemas de crença, sobre o que é certo, errado, bom e mau. 
Se não temos valores, não nos sentiremos completamente realizados. 
Valores determinam o que você veste, qual veículo você dirige para onde mora, com quem você vai se casar (se casar), e como educa seus filhos. Os motiva para te levarem a escolher o que fazer para viver.
Sabe de onde os valores vem ? O tal ensinamento sobre o que é bom ou mau, o que fazer e o que não fazer ?
Se você leu o outro texto que escrevi sobre crença, você já deve fazer uma ideia do que estou falando aqui, de onde vem as crenças que é o mesmo lugar de onde se cria os valores. (link do texto 2.Crença).
Vem do meio que você vive. Seu pai e sua mãe, são os maiores contribuintes para seu sistema de valores. 
Eles te ensinam de acordo com os valores que eles seguem, principalmente famílias tradicionais fazem muito isso. 
Seu valores originais são criados por eles, pois sempre dizem o que deve ou não deve fazer, determinam o você fizesse, dissesse e também acreditasse. Se você aceitava era recompensado, caso não você recebia punição, certo isso ? Lembra como é a infância ? hehe, bons tempos.
Quando você aceitava, você era um bom menino ou menina, agora quando você rejeitava era um mau menino. Punições eram as mais variadas no meu caso, e se formos realmente parecidos como concordamos lá no início do texto, deve se lembrar de uma punição, por não aceitar os valores impostos pelos responsáveis, e hoje seguimos os mesmo valores.
A maioria de nossos valores são programados por meio dessa técnica, de recompensa/punição.
Vamos crescendo, e acabamos chegando ao grupo de amigos, colegas, e companheiros que viram outra fonte de valores. Quando você começa a interagir com outros grupos você já tinha seus valores formados, e cada pessoa já formado o seu valor por outra fonte. Você misturou seus valores com os deles, pode ter alterado os seus valores, porque se não fizesse isso você poderia até apanhar dos meninos da rua, ou ainda pior, eles poderiam não brincar com você. 
( Confesso que me deu uma nostalgia escrevendo isso, como era bom ser criança, conhecer a galerinha, criar valores ali foi bom, valeu demais!)
Estilos musicas eu confesso que fui influenciado pela galera mais velha, os cara sempre tiveram bom gosto para música, e isso eu agradeço. Gosto de ouvir muitas coisa, mas alguns tipos e estilos jamais faltaram na minha lista de preferidas.
Cantores, esses também tem grande influência sobre o sistema de valores, temos heróis e anti-heróis que gostamos ou deixamos de gostar dos feitos deles. 
Jovens começam a usar drogas, justamento por pensar que seus ídolos valorizam o uso dela. 
Hoje conseguimos ver que eles entenderam como podem replicar valores aos fãs, não incentivam o uso de drogas, fazem música para expressar o amor, para ajudar o próximo, entenderam que propagar valores que são benéficos é importante.
Um exemplo de valor pode ser, amizade x honestidade. 
Alguns valorizam mais a amizade do que a honestidade, como ? Quem sabe você é um desses, mas não sabe ?
Seria o seguinte, uma pessoa poderia mentir para proteger um amigo, mesmo que a honestidade seja um valor para ela.
Saber sua escala de valores é muito importante, até mesmo para saber porque você faz certas coisas, sem pensar fazemos, não sabemos o porque fazer, mas sabemos que isso é o certo a ser feito. Isso é seguir o valor aprendido.
No livro ensina a fazer esta escala de valores, colocar no papel, medir a importância de cada um deles para sua vida.
Podemos aprender mais sobre os valores dos outros, até entender porque certas pessoas fazem o que fazem. 

O tema é muito bacana né ? Se está lendo até aqui, procure mesmo saber o que são seus valores. Qual a escala de cada um deles. 
Conhecer o valor de outra pessoa pode ajudar na convivência, no relacionamento ajuda muito. 
Se certos valores combinam fica muito mais fácil entender como se vive, e como deve harmonizar com o outro.
Valores tem de ser respeitados, eles são motivos de guerra, são motivos para o Oriente Médio esta nessa porcaria de conflito, sou totalmente contra violência, se o valor do outro é uma crença que não tenho, não vou atacar, bater, brigar, o que posso fazer é dar minha opinião e ouvir a dele, para assim quem sabe entrarmos em um acordo de crenças. Que bobeira virar a cara um para o outro por motivo de crença e valor aprendido quando eramos crianças. 
Tem hora que o Ser Humano é tão irracional, puts!
Valores comuns formam a base para a harmonia máxima, se duas pessoas têm valores totalmente vinculados, seu relacionamento pode durar para sempre. Se seus valores são totalmente diferentes, há pouca chande de um relacionamento ser duradouro e harmonioso. Poucos relacionamentos podem ser classificados em qualquer dessas categorias extremas. Como resultado, você tem de fazer duas coisas. 
Primeiro encontre os valores que tem em comum com a outra pessoa a fim de poder usá-los para ajudar a superar os outros que não são iguais.
Segundo, procure apoiar e preencher os valores mais importantes da outra pessoa, o mais que puder. Isso é a base de um relacionamento poderoso, apoiador e duradouro, quer seja de negócios, quer seja pessoal ou familiar.
Bom como eu disse lá pra cima, o nome do livro que estou lendo, e super indico para você comprar é, Poder sem limites de Anthony Robbins. 
Se ta interessado em saber mais sobre valores, ele da um show nesse livro, as palavras fazem com que você expanda sua mente, você vai rever, e fazer uma lista com seus maiores valores na vida. Alguns conseguimos buscar a origem de onde surgiu. 
Eu continuaria escrevendo aqui sobre este tema, mas a minha real intenção é fazer com que você pegue gosto pela leitura, e que este livro possa te ajudar assim como tem me ajudado no crescimento, e no entendimento de valores para mim e o meio que hoje me encontro.
Compre um dele, baixa o PDF e imprime, faz a carteirinha na biblioteca da cidade, dê um jeito para ler este, ou qualquer outro livro que vai te fazer crescer, aprender, e passar isso adiante.
Finalizo aqui mais um, se quiser comentar o que achou, o que faltou, se valor não é nada disso, comenta aqui em baixo. Pode também me chamar para um chá, uma coca, ou uma troca de ideias simples. 
Quem sabe aprendemos mais sobre valores, qual o seu, qual o meu, e o porque de fazermos certas coisas.
No livro que estou lendo; a Clareza de Valores é a quarta, das sete características fundamentais de caráter, que pessoas de sucesso cultivaram para dentro de si.
Todas que me ajudam na correção, adequação, crítica e tudo mais. Vocês são 9, pois 10 nunca se deve dar a alguém. Agradeço em especial, você que leu este antes da postagem. Obrigado.

Um comentário:

  1. om, vamos lá. O meu valor em certas coisas pode ser diferente do seu, meu ou de fulano. Claro, nem todo mundo pensa igual ou faz igual ou reage da mesma forma. O que pode ser certo para você. Pode ser errado para a outra pessoa. Olha que louco! Podemos viver em bairros, casas e classes sociais diferentes. Mas de um certo modo, esses mundos vão se colidir algum dia por causa de faculdade, amigos incomuns ou por qualquer coisa relacionado a você e a outra pessoa. E com isso botar a prova algumas coisas que você aprendeu uma vida inteira. Tipo, quando entramos na faculdade você está no meio de muitas pessoas que fazem coisa X e Y e voce, antes de tudo aquilo não fazia por que não era, isso mesmo. ERA! Agora é! O seu mundo atual. Seus valores vão mudar quando descobrir que fazer coisa X não é errado. Mas pode escolher seguir o que você acredita ou acreditou a vida inteira ou pode mudar seus valores fazendo coisa Y. Por causa de amigos, conheci muita gente bacana. E através desses amigos, conheci autores, pessoas e livros . Como você disse no Texto: “Um músico deve fazer música, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, se for para estar em paz consigo mesmo no fim”. Eu, no meu caso. Perto do meu fim quero estar escrevendo para qualquer lugar. Um sonho que tenho comigo! E não abro mão! Acredito e dou valor nisso até o fim. Escrever! Me faz bem e quero carregar a escrita, leitura pelo resto da vida. Não é atoa que as vezes que fiz Enem(duas vezes) e fiz o Vestibular me sai muito bem em Português, tirando notas altas nessa. Pra que trocar\ Isso me deixa vivo! Escrever é massa! Alias, falar massa eu peguei de uma pessoa. Advinha sahahhassa. É tenso. Você ajuda uma amizade e não pensa na consequências e talvez, sua honestidade pode ser preojudicado. Ou vice e versa. É complicado!

    ResponderExcluir